Fica a dica

//5 dicas para cuidar do coração no carnaval

5 dicas para cuidar do coração no carnaval

2019-03-01T15:12:37-03:001 de março de 2019|Notícias|0 Comentários
United colors of love

A maior festa do Brasil está começando e muita gente aproveita o feriado prolongado para curtir uma praia, cair no samba e curtir a folia em bloquinhos e festas particulares. Porém, o que muita gente não sabe é que o exagero pode fazer – e muito – mal para o coração. Para você aproveitar o carnaval sem dores de cabeça – e no coração – listamos 5 dicas indispensáveis para quem vai curtir os quatro dias de agitação.

Bebida alcoólica

O álcool libera substância que podem provocar vasoconstrição, reduzindo o fluxo de sangue para o músculo do coração, podendo gerar arritmia. Não é incomum pessoas que bebem muito terem episódios de taquicardia,  arritmia ou até mesmo infarto. Se tiver antecedentes de eventos com álcool ou fatores de risco genéticos, pode haver complicações. 

Não deixe faltar água

Outro perigo é o calor excessivo que provoca muito suor, que desidrata e pode provocar queda de pressão e desmaios. Para os adultos, recomenda-se 2 litros de água pura, por dia.Lembre-se de beber água mesmo que você não esteja com sede, porque a sede ocorre quando o corpo já está em desequilíbrio.

Pressão arterial

As emoções exarcebadas podem elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle. Uma dica é controlá-la antes do Carnaval, retirando o saleiro da mesa, reduzindo o consumo de embutidos (que possuem muito sódio), evitando carne vermelha e temperos industrializados.

Choque térmico

Toda vez que a temperatura está muito quente e a pessoa vai para um local mais frio pode ocorrer um espasmo da artéria coronária, provocando um fechamento total. Há também uma redução abrupta do sangue, podendo gerar infarto ou angina, com dor no peito. Pessoas que têm placas obstrutivas nas artérias queixam-se que têm mais dor no peito no frio. Portanto, tome cuidado com o entra e sai de ambientes com ar condicionado ligado em temperaturas muito baixas, em contraponto com o ar livre extremamente quente. O contrário também é perigoso – quando a pessoa vai para um local com temperatura elevada por longo período, como praia e piscina sob sol bem quente, corre o risco de ter queda de pressão. Se a pessoa tem placas, pode até provocar um infarto, uma arritmia ou um desmaio.

Durma bem

Nada como uma boa noite de sono antes e depois de se juntar aos amigos nos blocos. Dormir pouco pode provocar hipertensão, agitação, ansiedade e sonolência ao longo do dia. Dê atenção também à alimentação, evitando comidas gordurosas e pesadas, que podem maltratar o coração.

Deixar Um Comentário