Como o doppler venoso pode ajudar no tratamento vascular

//Como o doppler venoso pode ajudar no tratamento vascular

Como o doppler venoso pode ajudar no tratamento vascular

2019-08-29T09:31:02-03:0029 de agosto de 2019|Notícias|0 Comentários

O doppler venoso é um exame não invasivo que utiliza ultrassons, de modo a adquirir informações sobre a anatomia, fisilogia e patologia do sistema venoso superficial e profundo dos membros inferiores e superiores (pernas e braços). O procedimento é indicado quando o médico precisa investigar a presença de placas de gordura e o diâmetro das paredes das veias e estreitamento dos vasos. Isso resulta em mais informações sobre o estado do paciente e mais qualidade do tratamento do mesmo.

Por ser facilmente disponível e ter alta probabilidade de somar informações ao diagnóstico, com baixo risco, o doppler atualmente é o melhor e mais utilizado exame complementar no pré-operatório da cirurgia de varizes, sendo, inclusive, utilizado em procedimentos na Cardiovascular Mastercenter.

O doppler mostra as variações de anatomia das veias, além de pontos de início e final de refluxo (informações hemodinâmicas) das mesmas, determinando com precisão segmentos que devem ser abordados na cirurgia e tornando o tratamento muito mais eficiente e preciso. Ele serve como um guia da circulação venosa, registrando os segmentos normais e alterados, definindo quais veias devem ser tratadas pelo cirurgião vascular.

Para os membros inferiores, ele é indicado, principalmente, para o estudo de duas patologias distintas: a insuficiência venosa superficial e/ou profunda e a trombose venosa, também superficial e/ou profunda, grandes vilões da saúde vascular.

Para a realização do exame, não é preciso nenhum tipo de preparo específico, dispensando jejum ou uso de medicações prévias. O doppler não utiliza radiação. É um exame de ultrassonografia dos vasos, onde a energia das ondas sonoras é convertida em imagem e o fluxo do sangue é traduzido em gráfico de velocidade.

Quer saber mais sobre o procedimento? Estamos aqui para responder as suas perguntas. Entre em contato com nossos assistentes pelo telefone (32) 3722-9216 e marque já a sua consulta!

Deixar Um Comentário