Especial trombose

//Você Sabia? Conheça cinco tipos diferentes de trombose e seus sintomas

Você Sabia? Conheça cinco tipos diferentes de trombose e seus sintomas

2019-03-22T08:28:34+00:0022 de março de 2019|Notícias|0 Comentários

De repente você começa a sentir dores nas pernas, principalmente na panturrilha, podendo chegar até o pé. Em seguida, vem aquela sensação de queimação na região afetada, mudança da cor da pele e, por fim, o inchaço. Isso pode significar uma coisa: trombose – que nada mais é do que a formação do coágulo sanguíneo numa ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo. Contudo, ela não se manifesta de uma única forma ou existe apenas um tipo da doença. Para você ficar por dentro da patologia, listamos 5 tipos de trombose. Vamos conferir?

Trombose Profunda da Veia

Também conhecida como DVT, ela geralmente envolve a formação de um coágulo de sangue na veia femoral do pé e é o tipo o mais comum de trombose. Os principais sinais da Trombose Profunda da Veia são dores, inchamento e vermelhidão nos pés. Se estes são notados e DVT está suspeitado, a avaliação e a gestão devem ser conduzidas o mais cedo possível para reduzir a possibilidade de embolismo pulmonar.

Trombose da Veia Portal

Já este tipo de trombose ocorre na veia portal hepática e pode causar a hipertensão portal e afectar o fluxo sanguíneo ao fígado. Grande parte dos casos resulta de outras anomalias no corpo, tal como a pancreatitie, a cirrose, a diverticulite ou o cholangiocarcinoma.

Trombose da Veia Renal

Muito com em pacientes com síndrome nephrotic, a veia renal pode igualmente ser obstruída por um thrombus, que possa conduzir à drenagem reduzida do rim. Também pode ser causada por câncer renal ou por quadros clínicos que exerçam pressão na veia renal (por exemplo, um tumor) ou na veia cava inferior, na qual a veia renal desemboca.

Trombose Cerebral da Cavidade Venosa

Sendo um tipo raro de curso, causado por um thrombus nos canais venosos do cérebro, é caracterizado pela dor de cabeça, pela visão anormal e dificuldades na fala e nos movimentos dos músculos da face e do braço.

Trombose Hemorroidaria

Quando uma hemorroida tem a formação aguda de trombos, chamamos isso de uma trombose hemorroidaria. Esse quadro implica no desenvolvimento de um nódulo com edema e de coloração arroxeada na margem anal. É frequentemente acompanhado de dor severa.

Este são alguns exemplos e devem ser levados a sério. Procure um especialista imediatamente se os principais sintomas de trombose surgirem. Se não for tratada, ela pode evoluir para complicações mais graves. 

 

Deixar Um Comentário