Especial

//Dr. Flávio responde 6 dúvidas comuns sobre as varizes

Dr. Flávio responde 6 dúvidas comuns sobre as varizes

2019-07-26T08:48:55-03:0026 de julho de 2019|Notícias|0 Comentários

Você acompanha as redes sociais da Cardiovascular Mastercenter? Se sim, já deve ter percebido que temos elaborado uma série com o cirurgião vascular, Dr. Flávio Reis Gouvêa, que responde as principais dúvidas sobre as varizes. Para esclarecer toda a população, separamos seis das principais dúvidas que os pacientes possuem e que o Dr. Flávio respondeu.

Varizes são só um problema estético?

Os famosos “vasinhos”, que parecem teias de aranha sob a pele são um problema estético que não apresentam sintomas. Mas inevitavelmente quem tem “vasinhos” vai ter varizes e quando não tratadas, podem se tornar doenças como a tromboses, podem escurecer da pele, causar eczemas, hemorragias e úlceras varicosas – problemas que quase sempre são de difícil controle.

Quem tem varizes pode ter uma maior tendência a trombose?

Como explicamos anteriormente, existe um risco maior, sim, de desenvolver trombose (coágulos). Podem ser superficiais ou profunda. Esses coágulos bloqueiam a passagem do sangue, causando a insuficiência venosa – fator de risco para o acúmulo de trombo, bem como a ocorrência de trombose pode predispor as varizes.

A cirurgia é o único tratamento contra as varizes?

Hoje vejo uma tendência de resolver a grande maioria dos problemas de varizes no consultório, sem cortes, sem anestesia na coluna, com retorno ao trabalho e as atividades físicas rapidamente. O cirurgião vascular moderno deve dominar todas as técnicas e tecnologias como o laser tzansdérmico, endolaser, as espumas, o clacs e ampliada, levando assim conforto, segurança e um benefício inestimável aos seus pacientes.

Usar salto alto provoca varizes?

Nenhum estudo até hoje confirmou que o uso de salto alto causa varizes. A questão é que andar sempre na ponta dos pés deixa o músculo da panturrilha imobilizado e sem os movimentos de contração e relaxamento necessários durante a caminhada dos pés no chão. Então, o hábito agrava os sintomas, apesar de não ser a causa deles.

Inchaço nas pernas no fim do dia pode ser um sintoma grave?

Dentro das veias existem pequenas válvulas que ajudam a levar o sangue para o coração. Quando elas não funcionam direito, a circulação se compromete e o sangue se acumula nas pernas devido a ação da gravidade, levando ao inchaço, sensação de peso, queimação ou coceira.

Usar roupa apertada pode agravar o problema?

Cintas apertadas para afinar a cintura, por exemplo, aumentam a pressão abdominal prejudicando a drenagem das pernas, podendo agravar os problema vascular.

E então, anotou todas as dicas? Se tiver alguma dúvida, envie-nos através das nossas redes sociais que incluiremos no nosso especial.

Para marcar sua consulta, entre em contato com a Cardiovascular Mastercenter através do telefone (32) 3722-9216.


Deixar Um Comentário