Exames

//Exames ajudam a preservar a saúde do coração

Exames ajudam a preservar a saúde do coração

2019-02-18T08:58:03-03:001 de fevereiro de 2019|Notícias|0 Comentários

Não é mistério nenhum que a medida que envelhecemos, o coração precisa de mais cuidados. Por isso, cada vez mais os exames rotineiros têm salvado vidas e se tornado um aliado importante para a preservação da saúde.

O coração é um dos principais motivos de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cardiologista, a Dra. Mônica Padilha Gouvea é especializada em exames cardíacos e cada dia que passa vê essa terrível realidade ainda mais presente no Brasil. Segundo ela, as consequências de morte por doenças cardiovasculares estão ligadas aos hábitos de vida dos brasileiros, como a má alimentação, sedentarismo, o tabagismo, entre outros.

“Contudo, muitos casos se desenvolvem devido a rejeição das pessoas em realizar os exames cardíacos e avaliações médicas periódicas. Isso contribui para a evolução destas doenças”, salienta.

Para a Dra. Mônica, muitas pessoas têm medo de realizar os exames e descobrir algum problema. Por isso, acabam deixando a saúde em segundo plano e procuram ajuda apenas em casos extremos.

“É exatamente este ponto que quero enfatizar, pois é preferível a pessoa realizar o check-up e descobrir a doença há tempo de se tratar e ficar bem. Se deixar para realizar o tratamento quando a mesma estiver avançada, pode ser tarde demais”, revela a cardiologista.

As probabilidades da cura de uma doença cardíaca aumentam proporcionalmente a medida que ela é descoberta. Algumas têm chances de 95% de serem curadas antes dos sintomas se agravarem.

“O quadro de pessoas que possuem placas de gordura nas artérias que irrigam o coração, por exemplo, se tratadas, não evoluirá para o infarto do miocárdio e, consequentemente, o aumento do coração, que geralmente pode levar ao óbito”, explica a Dra. Mônica.

“Na consulta periódica, realizamos realizamos exames completos. Cada paciente tem uma realidade e por isso contamos com vários procedimentos que auxiliam no acompanhamento”, completa a médica.

Tecnologia a favor do coração

Entre os principais aliados da Cardiovascular Mastercenter no combate das doenças cardíacas está a tecnologia. Com equipamentos de última geração, a clínica consegue avaliar de maneira clara como anda a saúde dos pacientes.

“Ela veio nos ajudar tanto no diagnóstico, quanto no acompanhamento dos pacientes. Por exemplo, com o ecocardiograma, podemos diagnosticar doenças de válvulas cardíacas e acompanhar sua evolução. Com o MAPA, podemos avaliar o tratamento da pressão arterial. Já com o Holter, avaliamos o rimo do coração, se há bloqueios ou até isquemia miocárdica, vendo, inclusive, o horário do ocorrido e se o paciente apresenta sintomas”, salienta Dra. Mônica.

Deixar Um Comentário