Dia do Homem

//Homens também podem ter varizes e o não cuidado pode levar a consequências extremas

Homens também podem ter varizes e o não cuidado pode levar a consequências extremas

2019-07-12T07:36:43-03:0012 de julho de 2019|Notícias|0 Comentários

No próximo dia 15 de julho é comemorado no mundo todo o Dia do Homem. A data, criada para atentar sobre a saúde masculina, não poderia ser mais necessária, já que a maioria dos homens não se cuidam corretamente e só procuram ajuda médica quando o quadro está muito evoluído. Uma das doenças vasculares mais comuns entre os homens são as varizes – isso mesmo, os vasinho que tanto afligem as mulheres também são coisa de homem e se não tratados, podem levar a complicações.

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 30% do sexo masculino pode ter varizes em algum momento da vida. Como já falamos anteriormente em outros artigos, elas podem causar sintomas como dores, sensação de peso ou cansaço nas pernas, acompanhados ou não de inchaço.

O fator familiar é o mais importante para o seu aparecimento — há um caráter genético ainda não bem estabelecido. Com o avanço da idade e o afrouxamento dos tecidos, as varizes tendem a ser mais visíveis mesmo com a presença dos pelos nas pernas. É só nesse momento que o homem, em geral, percebe que tem o problema.

Flebite, já ouviu falar?

A principal complicação das varizes é a flebite – quadro que envolve a formação de trombos dentro das veias dilatadas, sangramento e, em uma fase mais tardia, o surgimento de feridas. Por isso é importante fazer o diagnóstico logo cedo e seguir para o tratamento.

A condição é diagnosticada por um médico — os especialistas que lidam com as varizes são o angiologista e o cirurgião vascular — por meio de um exame físico e, se necessário, a realização de um ultrassom doppler dos membros inferiores, método que permite avaliar melhor a situação e já fazer um planejamento cirúrgico.

Confira o relato de um paciente:

A Cardiovascular é especialista na sua saúde. Ligue agora e marque a sua consulta!

Deixar Um Comentário