Pergunte ao Doutor

/Pergunte ao Doutor
Pergunte ao Doutor2018-10-23T13:43:55+00:00
O que são varizes?2018-10-26T16:43:54+00:00

A circulação do sangue tem duas vias principais: as artérias, que levam o sangue do coração até
as extremidades do corpo, e as veias, responsáveis pelo caminho de volta. Na volta, é preciso
vencer a ação da gravidade. Essa pressão, com o tempo, gera uma força contra as paredes das
veias, que dilatam, se tornando mais aparentes sob a pele. As veias dilatadas não conseguem
trazer tão bem o sangue de volta, gerando a sensação de peso, cansaço nas pernas, e em casos
mais graves uma pigmentação castanha ou até feridas.

É verdade que o risco de doença cardíaca aumenta na menopausa?2018-10-26T16:49:08+00:00

O risco de doença cardíaca aumenta após a menopausa, independentemente da idade. O estrogênio protege as mulheres na pré-menopausa de doenças cardíacas. Para se ter um parâmetro, antes dos 45 anos a incidência é de 1/9 e no período da menopausa, de 1/3. Por isso, é bom manter os exames em dia.

O que causa varizes?2018-10-18T15:51:06+00:00

Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência de ter varizes

Varizes são causadas por alterações genéticas na parede das veias onde as mesmas perdem as propriedades elásticas e vão se dilatando progressivamente. Se a pessoa já nasce com predisposição, o risco de desencadear varizes pode ser maior.

Algumas situações aceleram este processo, tais como:

  • permanecer longos períodos de pé ou sentado
  • intestino preso
  • gravidez
  • falta de exercícios físicos, sedentarismo
  • excesso de peso, obesidade
  • alterações hormonais e reposição hormonal
  • uso de pílula anticoncepcional
Porque as varizes aparecem?2018-10-26T16:51:31+00:00

O primeiro ponto é a tendência genética familiar, ou seja, a hereditariedade. Em segundo lugar, a pessoa tem de se mexer! Alguns estudos demonstram que os moradores da cidade têm apresentado mais varizes do que os do interior, já que estes caminham mais. A obesidade está entre os fatores que também prejudicam a circulação, já que o retorno venoso fica mais difícil com o aumento de peso. Se a pessoa trabalha muito tempo sentada, como uma secretária, por exemplo, essa situação pode agravar a evolução da doença. Por outro lado, quem fica muito tempo parado em pé também pode acelerar o aparecimento de varizes.

Como é feito o diagnóstico de varizes?2018-10-23T13:30:54+00:00

O diagnóstico de varizes, na maioria das vezes, pode ser feito apenas com o exame clínico, visualizando as veias superficiais varicosas. Ele pode ser complementado com um exame de ultrassom Doppler para fazer um mapeamento mais detalhado e observar o sistema profundo em busca de alterações.

O que é cirurgia endovascular?2018-10-23T16:28:30+00:00

A cirurgia endovascular é uma subespecialidade dentro da cirurgia vascular. É um tipo de cirurgia menos invasiva que se utiliza de punções arteriais ou pequenas incisões na pele para o tratamento das doenças vasculares. O procedimento é feito com auxílio de cateteres e fios guias que são visualizados em monitores acoplados a um aparelho de raio X. A cirurgia endovascular evita grandes incisões cirúrgicas e pode ter uma recuperação pós operatória mais rápida.

Quais as principais doenças cardíacas?2018-10-23T12:58:06+00:00

Seu coração é uma poderosa máquina de combate. Ela aguenta seu cotidiano com maior autonomia, mas isso não significa que não pode “quebrar”. Entre as principais doenças cardíacas estão o infarto, AVC, arritmia, isqueis e angina – provocadas pelo acúmulo de gorduras nas artérias, impedindo assim a passagem do sangue. Deixe seu coração em forma – ligue e marque uma consulta!

Como posso cuidar melhor do meu coração?2018-10-23T13:02:14+00:00

Existem formas de deixar seu coração mais saudável, como alimentar-se melhor (com alimentos ricos em proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos e gorduras boas), fazer atividade física regular, riscar hábitos ruins (como o tabagismo e o alcoolismo) e ficar de olho nos sintomas que o seu corpo dá, como sudorese, dores de cabeça, fraqueza nos membros inferiores e superiores, febre, etc…

 

É verdade que a obesidade pode trazer sérios riscos ao coração?2018-10-23T13:08:31+00:00

A obesidade é apenas um dos fatores que fazem acelerar o processo de aterosclerose coronária, podendo aumentar a chance do indivíduo desenvolver hipertensão arterial, diabetes e doença cardíaca, mas as pessoas magras também podem ser afetadas, principalmente se tiverem fatores de risco. Por isso contamos com equipamentos de última geração para checar o seu coração e anteceder vários tipos de doenças cardíacas.

Qual a principal causa de morte no Brasil?2018-10-23T13:16:26+00:00

A resposta não é câncer ou violência, nem acidentes de trânsito ou a AIDS. O principal motivo que leva os brasileiros à morte são as doenças do coração e da circulação do sangue como o infarto, AVC, arritmias, pericardite, doenças arterial coronariana e cardiomiopatias.

O que é a insuficiência cardíaca?2018-10-23T13:18:30+00:00

A insuficiência cardíaca ocorre quando seu coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo, causando falta de ar, inchaço das pernas, cansaço, abdômen inchado ou tome com muco espumoso.

Com o aumento da idade, as chances de desenvolver doenças cardíacas é maior?2018-10-23T13:40:14+00:00

As chances de ter uma doença cardiovascular, como pressão alta ou insuficiência cardíaca, são maiores com o envelhecimento, sendo mais comuns após os 60 anos. Isto acontece não só devido ao envelhecimento natural do corpo, que leva à diminuição da força do músculo cardíaco e aumento da resistência nos vasos sanguíneos, mas também devido à presença de outros problemas como diabetes ou colesterol alto.

Então é verdade que não se deve realizar a cirurgia de varizes no verão?2018-11-10T12:01:25+00:00

Não há impedimento para realizar a cirurgia de varizes em nenhuma estação do ano. Porém, a exposição ao sol não é recomendada nos primeiros meses após o procedimento para evitar o escurecimento das cicatrizes e deixando-as menos perceptíveis. Sendo assim, fica mais difícil ser operado na durante o verão, pois não será possível utilizar shorts, bermudas e saias, muito menos ir á praia e piscina ou realizar outras atividades que exijam a exposição das pernas aos raios de sol após a cirurgia. Além disso, o tempo quente torna desconfortável o uso da meia elástica de compressão que é recomendado por pelo menos 30 dias após o procedimento cirúrgico. Por isso, vale a pena tratar as varizes e os vasinhos durante o frio, porque quando o próximo verão chegar suas pernas estarão prontas para serem exibidas e admiradas.

A cirurgia a laser é minimamente invasiva para varizes?2018-11-10T12:05:12+00:00

Recentemente foi desenvolvida uma cirurgia em que se emprega a tecnologia a laser em sua realização. Ela é menos agressiva e ajuda o paciente a ter um pós-operatório eficiente e rápido. Para que ela seja feita é necessário puncionar uma veia na perna, introduzir a fibra do laser dentro da veia, fazendo o tratamento por dentro da veia não necessitando de grandes cortes, pontos de sutura e retirada de toda a safena, o que causa um trauma maior.

O tratamento de varizes com laser dói ou queima?2018-11-10T11:55:11+00:00

O tratamento a laser é um dos menos invasivos ao paciente, por isso, ele é comumente recomendado. Ele emite feixes de luz sobre as varizes, podendo ocasionar dores leves e queimação discreta, muito tolerável pela maioria das pacientes. Contudo, antes de começar a sessão, um ar frio é aplicado no local para diminuir o limiar de dor.

Pessoas bronzeadas devem evitar fazer tratamento a laser?2018-11-10T11:55:36+00:00

Quem absorve a luz do laser em nosso corpo é a hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue. Já a melanina, que dá cor à pele, também a absorve em níveis menores. Quanto mais melanina, maior absorção da luz do laser. É por isso que pessoas morenas, negras e que estão bronzeadas têm maiores chances de apresentar problemas devidos a essa absorção. Para que o tratamento não seja ineficiente, o médico pode usar a máquina a laser em menor potência, ou mesmo sugerir um tipo diferente de tratamento.

O outono e o inverno são as melhores épocas para tratar as varizes e os vasinhos?2018-11-10T11:56:12+00:00

A principal vantagem de se submeter aos tratamentos nos meses que envolvem o outono e o inverno é a menor exposição das pernas aos raios solares. Pegar sol durante o tratamento pode escurecer e endurecer a pele durante a sua recuperação. Dependendo do procedimento, a pele pode apresentar hematomas justamente por mexer em vasos sanguíneos. Por isso, o tratamento neste período do ano também é confortável para o uso de roupas que protegem e cobrem mais as pernas.

É verdade que a exposição ao sol depois de ter realizado uma cirurgia de varizes e ter cicatrizes recentes pode deixar essas pequenas cicatrizes escurecidas?2018-11-10T11:57:33+00:00

Um estudo publicado por pesquisadores da Dinamarca em 2007 que comparou a pigmentação das cicatrizes de pessoas que foram expostas aos raios ultravioleta e pessoas que não sofreram esta exposição mostrou que a cicatrizes expostas eram significativamente mais pigmentadas do que as não expostas, em outras palavras, tomar sol em cima de uma cicatriz recente deixa a cicatriza mais escura e evidente!

Entre em contato

Ainda com dúvida?

Envie-nos sua pergunta e teremos o prazer de atender você!
Entre em contato