Angiologia

//Angiologia: Saiba como a a especialidade pode ajudar você em Muriaé

Angiologia: Saiba como a a especialidade pode ajudar você em Muriaé

2019-04-05T08:31:29-03:005 de abril de 2019|Notícias|0 Comentários

Antes de mais nada, você sabe do que se trata a angiologia? A especialidade encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. Ela, por sua vez é mais procurada para o tratamento de varizes. Contudo, outras doenças pertinentes ao domínio do angiologista merecem a sua atenção, como a Insuficiência Vascular Cerebral, Trombose Venosa Profunda, Aneurisma Arterial, dentre outras. O que muita gente se pergunta é quando procurar ajuda especializada. Bem, estamos aqui para responder isso.

Antes de mais nada, vale salientar que a doença venosa é a mais frequente, atingindo cerca de 70% da população acima dos 50 anos. A forma mais comum são os microvasos, atingindo com frequência a face lateral da coxa e interna dos joelhos. Pode variar até o comprometimento da veia safena, demandando diferentes formas de tratamento. Os sintomas incluem sensação de peso e cansaço, inchaço nos tornozelos, principalmente ao final do dia e após longos períodos de pé. Pode ocorrer, ainda, mudança na coloração da pele, com uma pigmentação em formato de bota. Nesse contexto o angiologista age de forma lidar com o entupimento dos vasos e restaurando a saúde dos membros afetados.

Já a doença arterial tem relação direta com a hipertensão arterial e o diabetes. Essas são doenças prevalentes com o envelhecimento e, quando combinadas com hábitos como o tabagismo e sedentarismo, além das doenças do colesterol, podem acelerar a aterosclerose, levando a uma diminuição progressiva do calibre dos vasos sanguíneos, principalmente dos membros inferiores. Se o fluxo de sangue diminui, o paciente sente dor intensa nas pernas, especialmente nas panturrilhas, causada pelo simples fato de caminhar.

A visão clínica do médico angiologista é primordial para um diagnóstico precoce dessas doenças, antes mesmo delas se manifestarem com seus quadros característicos e completos, que, na maioria dos casos, ocorre em estágios avançados e com difícil tratamento e controle. Vale salientar que o diagnóstico precoce, seguido de uma terapia correta, aumenta a possibilidade de uma resposta satisfatória. Nesse contexto, o check-up com o angiologista se faz mais do que recomendado, já que quanto mais cedo se descobre a doença, maiores as chances de sucesso.

Deixar Um Comentário