Saiba porque fazer o exame de Risco Cardíaco

//Saiba porque fazer o exame de Risco Cardíaco

Saiba porque fazer o exame de Risco Cardíaco

2019-09-20T09:11:50-03:0020 de setembro de 2019|Notícias|0 Comentários

Um dos pedidos mais comuns feitos pelos cardiologistas  é a avaliação os riscos cardíacos. Sabe por quê? Uma vez que o médico estima o risco de um paciente, ele pode ser capaz de aplicar medidas para diminuir o risco para o paciente e melhorar o resultado da cirurgia.

O principal objetivo do risco cirúrgico  é avaliar o risco de infarto do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca (IC), parada cardíaca ou morte cardíaca, que são as causas mais comuns de morbidade e mortalidade com a cirurgia não cardíaca. A taxa de mortalidade dos pacientes no perioperatório – período de tempo que vai desde que o cirurgião decide indicar a operação e comunica ao paciente até que este último retorne, depois da alta hospitalar, às atividades normais.

O primeiro passo é obter a história médica completa e realizar um detalhado exame físico. Deve ser dada especial atenção para sintomas cardiorrespiratórios, como falta de ar, dor no peito, desmaio, além de ser perguntado sobre medicações em uso, antecedentes cirúrgicos, alergias a medicações ou anestesias e comorbidades que possam interferir no risco do tratamento.

A avaliação normalmente é complementada com a realização de um eletrocardiograma para se afastar infarto, arritmias graves, disfunção miocárdica, além de exames de laboratório. Outros exames complementares podem ser solicitados a depender da avaliação clínica e complementar inicial.

Portanto, a  avaliação pré-operatória tem como objetivo otimizar a condição clínica do paciente candidato a cirurgia com vistas a reduzir a morbidade e a mortalidade perioperatória.

A Cardiovascular Mastercenter realiza os exames e se preocupa com o bem-estar dos seus pacientes. Entre em contato conosco pelo telefone (32) 3722-9216 e faça sua consulta!

Deixar Um Comentário