Três motivos para você fazer um ECG

//Três motivos para você fazer um ECG

Três motivos para você fazer um ECG

2019-08-16T09:52:34-03:0016 de agosto de 2019|Notícias|0 Comentários

Em termos simples, o eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas. O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Neste artigo, listamos três motivos importantes para que você realize o exame e mantenha a saúde do coração em dia. Afinal de contas, seu amigo do peito merece total atenção, não é mesmo?

Para começar, o exame é capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. Por isso é usado para identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

Ele Também pode ser indicado para verificar a saúde do coração quando o paciente apresenta outras condições, como: pressão alta; colesterol alto; tabagismo; diabetes e histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Conhecido como ECG de repouso ou de superfície, ele é a forma mais comum do exame, simples e indolor, com duração máxima de cinco minutos. Já o ECG de esforço, também conhecido como teste ergométrico é realizado enquanto o paciente executa algum tipo de exercício físico, geralmente em esteira ou na bicicleta. Para a boa realização desse exame, a alimentação do paciente deve ser leve por pelo menos 2 horas antes do exame.

O Holter, também conhecido como monitorização de ECG ambulatorial, funciona da seguinte forma: um dispositivo registra a atividade cardíaca do paciente durante 24 horas.

O exame deve ser executado periodicamente, dependendo da faixa etária e do sexo biológico. Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o ECG padrão anualmente. A partir dele pode ser recomendado o teste de esforço, caso necessário, como por exemplo para indivíduos que pretendem começar a se exercitar na academia.

O exame também pode ser recomendado caso apareçam alguns desses sintomas: falta de ar; tontura; batimentos cardíacos irregulares ou desmaios.

Para te ajudar, a Cardiovascular Mastercenter conta com uma corpo clínico capacitado, com profissionais experientes. Ligue para o telefone (32) 3722-9216 e marque a sua consulta!

Deixar Um Comentário