Verdadeiro.
As varizes são três vezes mais comuns nas mulheres, as variações hormonais, uso de anticoncepcionais, a gravidez devido a compressão do útero nas veias pélvicas e menopausa.
Os homens também estão sujeitos ao problema e devem procurar tratamento para evitar complicações.
Falso.
Os famosos “vasinhos” que parecem teias de aranha sob a pele são um problema estético que não gera sintomas. Mas inevitavelmente quem tem vasinhos vai ter varizes, e estas quando não tratadas podem levar a tromboses, escurecimento da pele, eczemas, hemorragias e úlceras varicosas – um problema quase sempre de difícil controle.
Verdadeiro.
Tem um risco maior de desenvolver trombose (coágulos). Podendo ser superficiais ou profundos, esses coágulos bloqueiam a passagem do sangue. A insuficiência venosa é um fator de risco para acúmulo de trombo, bem como a ocorrência de trombose pode predispor as varizes.
Falso.
É possível acontecer de a pessoa ter varizes, que ocorrem em veias mais calibrosas e mais abaixo da pele e não vê-las, ou apenas ter sintomas como inchaço, queimação ou coceira. Por isso é importante passar por um cirurgião vascular de sua confiança.
Verdadeiro.
Dentro das veias existem pequenas válvulas que ajudam a levar o sangue para o coração. Quando elas não funcionam direito, a circulação fica comprometida e o sangue se acumula nas pernas devido a ação da gravidade, levando ao inchaço, sensação de peso, queimação, ou coceira.
Verdadeiro.
Cintas apertadas para afinar a cintura, aumentar a pressão abdominal prejudicando a drenagem das pernas podendo agravar o problema.
Falso.
A doença é complexa, hoje vejo uma tendência de resolver a grande maioria dos problemas de varizes no consultório, sem corte, sem anestesia na coluna, com retorno ao trabalho e as atividades físicas rapidamente.
O cirurgião vascular moderno deve dominar todas as técnicas e tecnologias como laser transdérmico, endolaser, as espumas, clacs e ampliada levando assim conforto, segurança e um benefício inestimável aos seus pacientes.
Falso.
Todo exercício físico que fortalece a musculatura da perna melhora a circulação sanguínea, ajudando a prevenir varizes.
Falso.
Nenhum estudo até hoje confirmou que o uso de salto alto causa varizes. A questão é que andar sempre na ponta dos pés deixa o músculo da panturrilha imobilizado sem os movimentos de contração e relaxamento necessários durante a caminhada com os pés no chão. Então o hábito agrava os sintomas, apesar de não ser a causa deles.
Falso.
A genética é o principal fator. Contudo, o estilo de vida determina sua manifestação. Evitar o excesso de peso, fazer atividades físicas, exercitar as panturrilhas, usar meias de compressão, e fazer pausas para elevar as pernas depois de muitas horas de pé são medidas que aliviam os sintomas e evitam o agravamento da doença.
Falso.
Como o calor fica pouco tempo na pele, não há risco de um vasinho superficial se dilatar.
Entre em contato, tire suas dúvidas ou agende uma consulta!